RÁDIO MARANATA AO VIVO:

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Juízo final.

Algumas pessoas pensam que depois da volta de Jesus ainda haverá uma segunda chance para os que não se arrependeram a tempo, mesmo entre os cristãos, muitas pessoas pensam que mesmo aqueles que morreram sem aceitar Jesus, ainda terão uma chance de se arrependerem e aceita-Lo em um purgatório ou coisa assim. Vamos ver o que diz a Bíblia?

A volta de Jesus

O que a Bíblia diz sobre a volta de Jesus?

Mateus 24:30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31 E Ele enviará os seus anjos com grande clamor de trombetas, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Estes versos da Bíblia mostram que a vinda de Jesus não será algo em secreto e nem tão pouco algo discreto. Podemos entender que isto é um fato que ocorrerá, isso não uma coisa simbólica ou não literal, mas estes versos também levantam novas dúvidas:

1-Quem são os escolhidos que os anjos vão ajuntar?

I Tessalonicenses 4:16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Este verso nos responde o que acontecerá com os que morreram em Cristo, "eles ressuscitarão primeiro". Este verso esclarece quem são aqueles que os anjos vem buscar.

2- O que acontece com os que estão em Cristo e permanecem vivos até o momento da volta de Jesus?
I Tessanolicenses 4:17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

3-O que acontece com aqueles que não aceitaram a Cristo?

II Tessalonicenses 2:8 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.

Os ímpios, aqui chamados de iníquos serão mortos pelo esplendor da volta de Jesus.

4-Se os mortos em Cristo ressuscitam primeiro então será que haverá uma outra ressurreição?

Apocalipse 20:
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.

Resumo:
Então podemos concluir com o que vimos até agora que:
I - Jesus vem nas nuvens com seu exército de anjos e todos irão ver.
II - Os mortos em Cristo ressuscitam e são levados até as nuvens com seus corpos transformados para se encontrarem com Jesus.
III-Os que estão vivos em Cristo são arrebatados até as nuvens ao encontro de Jesus e os que ressuscitaram.
IV-Os vivos que não aceitaram Jesus se lamentam e morrem com o esplendor da vinda de Jesus.
V-Os ímpios permanecem mortos por mil anos.
Até aqui tudo foi muito bem esclarecido, mas o verso 6 de apocalipse 20 cita uma segunda morte a qual os que ressuscitaram primeiro não estão sujeitos e um período de mil anos, isto levanta mais questões:

O que acontece nesse período de mil anos?

1-O que acontece a Satanás?

Apocalipse 20:1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
7 E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão.

Estes versos mostram Satanás sendo preso por um anjo por mil anos para que não tente as nações. Se nós sabemos que a terra está completamente vazia pela ocasião da volta de Jesus, quando os ímpios morreram e os santos foram arrebatados ao céu, só podemos concluir que esta "cadeia" é apenas uma linguagem figurada, Satanás estará preso não por correntes, mas por uma cadeira de circunstâncias. Sendo solto por pouco tempo depois de mil anos.

2-Se depois de mil anos ele será solto, será que haverá alguém para ele tentar?

Apocalipse 20:
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.
7 E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8  E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

Estes versos mostram que depois de mil anos aqueles que morreram sem aceitar a Jesus ressuscitarão por um curto período de tempo, e serão muitos, como a areia do mar, serão todos aqueles que não aceitaram Jesus como seu salvador em todos os tempos dês do princípio do mundo. Eles se levantarão de seus túmulos e se unirão à Satanás na guerra contra Jesus e seu exército.

3-Que guerra será esta?

Apocalipse 21:2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
Apocalipse 20:9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram a cidade  dos santos; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.

Vemos nestes versos que Satanás juntará todos os ímpios e como que em um último suspiro tentará fazer uma guerra contra os justos, mas esta guerra será curta, porque Deus fará descer fogo do céu para aniquilar o mal. E esta será a segunda morte.

4-O que os justos estarão fazendo nesse período de mil anos?

Apocalipse 20:4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Então pelo que vimos os justos irão ao céu e receberão o poder de Julgar. Será que aqueles que foram ao céu já estão salvos e agora vão dar uma segunda chance aos que ficaram? Será que alguns dos que ficaram para trás podem ser "absolvidos" por aqueles que subiram ao céu e receberam o poder de julgar por mil anos? Vamos ver o que diz a Bíblia?

I Coríntios 6:2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

Então podemos concluir com isso que aqueles que forem para o céu estarão julgando não somente os ímpios que ficaram, mas também os anjos caídos, Satanás e seus servos, não com o intuito de absolvê-los, mas sim como uma forma de compreender porque eles se perderam, porque muita gente que nós imaginávamos encontrar no céu na verdade não estão e outros que nem imaginávamos encontrar por lá, receberam a salvação. Apesar de sabermos que Deus é justo, ainda assim ele vai passar mil anos mostrado a nós e aos anjos como cada um foi julgado.

Apocalipse 21:
3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Deus não tem prazer no sofrimento de seus filhos, não há um inferno com fogo e sofrimento eterno, ao contrário, Ele nos promete alegria eterna.

Conclusão
Depois de estudarmos estes textos bíblicos podemos concluir que o tempo de nos arrependermos e convertemos nossas vidas a Jesus é hoje, Deus nos dá agora todas as oportunidades que precisamos para isto. Basta você parar agora e aceitar a salvação que está no sangue de Jesus.

                                                                                                                                              M.A.R.G.


HOME 

3 comentários:

  1. Obrigado por responder minha pergunta no YR...

    Gostei do blog

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem evangélico que discute com espiritas.

    ResponderExcluir
  3. Sera? eu não sei, eu li apocalipse e é diferente das partes que você pegou e foi montando, temos de seguir a deus e ver realmente o que vai acontecer, estarmos prontos!

    ResponderExcluir