RÁDIO MARANATA AO VIVO:

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A GRAÇA E AS OBRAS

Alguns dizem que Deus nos oferece a salvação de graça, mas outros dizem que devemos conquistar a salvação fazendo caridade, pregando o evangelho, orando por pessoas que muitas vezes nem conhecemos. Vamos ver o que diz a Bíblia?

Gálatas 2:16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

Romanos 11:6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.

Esses versos da Bíblia esclarecem que somos salvos através da fé em Jesus Cristo,  pela graça, e não por obras, se fazemos obras para nos salvarmos então já não é de graça. Isso gera uma nova pergunta:

Será que Deus é contra a caridade e que não devemos fazer boas coisas?

Mateus 10:8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Neste verso da Bíblia Jesus afirma que aquilo que recebemos de graça devemos dar a outros, ou seja, fazer boas obras.

Será que Deus nos dá algo prometendo ser totalmente de graça e depois cobra por isso?

Tiago 2:20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?

Tiago 2:26  Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Esses versos da Bíblia são claros em afirmar que as obras reavivam a fé. Alguém pode ser salvo através da fé pela graça de Deus no momento da morte sem ter praticado nenhum ato de bondade em toda sua vida como o bom ladrão na cruz(Lucas 23:38 a 43), mas alguém que conhece a graça de Deus deve praticar boas obras para exercitar sua fé e para que ela não morra, mantendo-se firme nos momentos de tribulação.

Deus nos dá a salvação de graça, mas quando recebemos a salvação sentimos vontade de levar todos que amamos conosco. E depois de um tempo percebemos que queremos mesmo é levar todo mundo, porque Deus nos capacita a amar todos. Aquele que ama a Deus e tem o Seu Espírito não precisa se esforçar para praticar boas obras, isso é natural como respirar ou pensar. As obras são o resultado da salvação, e não um meio para nos salvarmos.

Se você ainda não conhece o amor de Deus, busque por ele estudando sua palavra, você certamente se surpreenderá com o propósito que Deus tem para sua vida.

M.A.R.G.

4 comentários:

  1. extremamente legal valeu por ess injesão de fé

    ResponderExcluir
  2. perfeito! vc respondeu minha pergunta sobre Efésios 2:8-9 no yahoo. Na verdade eu já sabia a resposta mas o yahoo é um bom veículo para fazer os internautas pensarem no assunto. um forte abraço. Ivanio

    ResponderExcluir
  3. Cara excelente postagem!!!!! Tbm tenho um blog e uma comunidade no orkut onde debatemos questões como estás! Um abraço!!!!
    http://dennisportell.blogspot.com/

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=106502775

    ResponderExcluir